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Interpretação de Textos

2 de maio de 2010

OS DEZ MANDAMENTOS PARA ANÁLISE DE TEXTOS

  1. Ler duas vezes o texto. A primeira para tomar contacto com o assunto; a segunda para observar corno o texto está articulado, desenvolvido.
  2. Observar que um parágrafo em relação a outro pode iniciar uma continuação ou uma conclusão ou, ainda, uma falsa oposição.
  3. Sublinhar, em cada parágrafo, a idéia mais importante (tópico frasal).
  4. Ler com muito cuidado os enunciados das questões para entender direito a intenção do que foi pedido.
  5. Sublinhar palavras como: erro, incorreto, correto, etc., para não se confundir no momento de responder à questão.
  6. Escrever, ao lado de cada parágrafo ou de cada estrofe, a idéia mais importante contida neles.
  7. Não levar em consideração o que o autor quis dizer, e, sim, o que ele disse; escreveu.
  8. Se o enunciado mencionar a opinião do autor ou deve-se examinar com atenção a introdução e/ou a conclusão.
  9. Se o enunciado mencionar argumentação deve preocupar-se com o desenvolvimento.
  10. Tomar cuidado com os vocábulos relatores (os que remetem a outros vocábulos do texto: pronomes relativos, pronomes pessoais, pronomes demonstrativos, etc.)

 

COMPREENSÃO (OU INTELECÇÃO) E INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

 Compreensão ou intelecção – Consiste em analisar o que realmente está escrito, ou seja, coletar dados do texto. O enunciado normalmente assim se apresenta:

• As considerações do autor se voltam para…

• Segundo o texto está correta…

• De acordo com o texto, está incorreta…

• Tendo em vista o texto, é incorreto…

• O autor sugere ainda que…

• De acordo com o texto é certo…

• O autor afirma que…

 Interpretação de texto – consiste em saber o que se infere (conclui) do que está escrito. O enunciado normalmente é encontrado da seguinte maneira:

• O texto possibilita o entendimento de que…

• Com o apoio no texto, infere-se que…

• O texto encaminha o leitor para…

• Pretende o texto mostrar que o leitor…

• O texto possibilita deduzir-se que…

 TRÊS ERROS CAPITAIS NA ANÁLISE DE TEXTOS

1.        Extrapolação – É o fato de se fugir do texto. Ocorre quando se interpreta o que não está escrito. Muitas vezes são fatos reais, mas que não estão expressos no texto. Deve-se ater somente ao que está relatado.

 2.        Redução – É o fato de se valorizar urna parte do contexto, deixando de lado a sua totalidade. Deixa-se de considerar o texto como um todo para se ater apenas à parte dele.

 3. Contradição – É o fato de se entender justamente o contrário do que está escrito. É bom que se tome cuidado com algumas palavras, como: “pode”; “deve”; “não”; verbo“; ser”; etc.

 LINGÜÍSTICA TEXTUAL

Para não se ser ludibriado pela articulação do contexto, é necessário que se esteja atento à coesão e à coerência textuais.

Coesão Textual é o que permite a ligação entre as diversas partes de um texto. Pode-se dividir em três segmentos: coesão referencial, coesão seqüencial e coesão recorrencial.

1. Coesão referencial é a que faz referência a outro(s) elemento(s) do mundo textual.

 Exemplos:

a) O Presidente George W. Bush ficou indignado com o atentado ocorrido no World Trade Center. Ele afirmou que “castigará” os culpados. (Retomada de uma palavra gramatical – Referente “Ele” “Presidente George W. Bush”)

 b) De você só quero isto: a sua amizade (Antecipação de uma palavra gramatical “isto” = “a sua amizade”)

 c) O homem acordou feliz naquele dia. O felizardo ganhou um bom dinheiro. (Retomada por palavra lexical – “O felizardo” = “O homem”

2. Coesão seqüencial é feita por conectores ou operadores discursivos, isto é, palavras ou expressões responsáveis pela criação de relações semânticas (causa, condição, finalidade, etc). São exemplos de conectores: mas, desse modo, portanto, então, etc.

Exemplo:

Ele é rico, mas não paga as suas dívidas.

Observe-se que o vocábulo “mas” não faz referência a outro vocábulo; apenas conecta (liga) uma idéia a outra, transmitindo a idéia de contradição.

 3. Coesão recorrencial é realizada pela repetição de vocábulos ou de estruturas frasais semelhantes.

Exemplo:

Os carros corriam, corriam, corriam.

O aluno finge que lê, finge que ouve, finge que estuda.

COERÊNCIA TEXTUAL

A coerência textual resulta da relação harmoniosa entre as idéias apresentadas num texto. Refere-se, dessa forma, ao conteúdo, ou seja, a seqüência ordenada das opiniões ou fatos expostos de forma coerente, sem contradições ao que se afirma para os interlocutores. Veja o exemplo a seguir:

 “Pela manhã recebi uma carta repleta de conselhos. Era uma carta em branco e não liguei para os conselhos, já que conselhos não interessam para mim, pois sei cuidar de minha vida.”

                O texto apresenta-se coeso. Mas só a coesão não basta para torná-lo compreensível e efetivo no processo comunicativo: era uma carta em branco repleta de conselhos! (o que é possível, diga-se de passagem: depende do contexto, da intencionalidade, do gênero textual; por exemplo, num conto ligado ao realismo fantástico o texto estaria perfeito; numa redação de vestibular, em que se pede um texto dissertativo argumentativo, não; numa redação de vestibular, em que se pede um texto narrativo, talvez; repetimos: tudo depende do contexto, do gênero textual e do tipo textual em que o dito estará inserido).

Abraços Fraternos,

Romão Júnior.

From → Interp. de Texto

20 Comentários
  1. mônica permalink

    prof;amei os dez mandamentos…….

  2. Larissa Fernandes permalink

    Olá professor,

    Tenho umas dúvidas em relação a última prova do Tre/Es na parte de interpretação de texto. Gostaria de saber qual o seu e-mail para que possa enviá-las e ler os comentários sobre elas.
    Abraço

  3. Patricia Heráclito permalink

    Professor, sobre os dez mandamentos, acho que ficou faltando algo no mandamento 8…ou será q estou enganada? Não entendi o que quis dizer…
    Obrigada.

  4. Patricia Heráclito permalink

    Estou amando estudar aqui!!

  5. muito bom professor!!!

  6. flavia permalink

    muito bom professor tenho certeza que vai me ajudar a passar no concurço que vou prestar me ajuda ja vi que vc é 1000000000000

    • Flávia,
      Fique tranquila, porque no que eu puder ajudar, ajudarei. Obrigado pelo elogio, não mereço tanto!
      Abraços Fraternos,
      Romão Júnior.

      • luiza de jesus catarina rocha permalink

        prof Romao sou nutricionista em Maceio, irei fazer um concurso tenha uma dificuldade enorme em interpretar textos.gostaria que me ajudasse a faze-lo com mais leveza.gostei muito de suas dicas,envie-me material com respostas ou nomes de algumas gramaticas .Espero ansiosamente.

  7. muito bom professor, confesso não ser muito bom de interpretação, no entanto após os 10 mandamentos e outras coisitas mais…
    … arranquei 11 de 15 na prova de alagoa grande do paqct…
    … massa.
    wlw professor!

  8. BRUNA permalink

    Romão cadê o gabarito das questões de interpretação de texto para a uepb?

    aguardando resposta.
    Abraçoo

  9. BRUNA permalink

    SIM, GOSTEI MUITO DO BLOG!
    obrigada
    =)

  10. Danielle permalink

    Professor, estou querendo comprar uma gramática atualizada, qual o sr. me indica?

  11. rejane permalink

    Cheguei a seu blog através de uma amiga, que e aluna sua, e estou gostando muito.

  12. rejane permalink

    Agora confesso que sinto muita dificuldade em fazer uma redação. Quais os passos para uma boa redação dissertativa, minha prova será dia 22/05, caixa economica. Desde agradeço.

  13. Parabéns Professor!
    Seu blog é muito rico nos ajuda muito e tira as nossas dúvidas vc é o máximo!!!
    Continue sempre assim!!!

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