Skip to content

Questões de Pronome

31 de julho de 2010

Questões

 

 

1. Assinale a alternativa que possui no termo destacado um pronome substantivo.

 

a) Qual é a sua vocação?

b) O meu maior problema é não ter dinheiro.

c) Alguns diretores estavam presentes.

d) O que é que você será quando crescer?

e) Ela está falando a mesma frase há horas.

 

 

2. Indique a alternativa que completa corretamente as lacunas das frases abaixo:

 

I. Vou embora, pois não há mais nada para_______ fazer.

II. Ela deu o presente para_______.

III. Para________ isso já está resolvido.

IV. Traga esses documentos para_______ guardar.

 

a) mim – mim – eu – eu.

b) eu – eu – mim – mim.

c) eu – mim – eu – mim.

d) mim – eu – mim – eu.

e) eu – mim – mim – eu.

 

 

3. Por favor, passe_______ cadeira que está perto de você; _______aqui está quebrada e________ no fundo da sala estão empoeiradas.

 

a) essa, esta, aquelas.

b) esta, essa, aquelas.

c) essa, esta, aquela.

d) aquela, essa, estas.

e) aquelas, estas, essas.

 

 

4. Assinale a alternativa que não apresenta um pronome interrogativo.

 

a) Gostaria de saber onde está minha caneta.

b) Com qual material vou desenhar?

c) Você pode me dizer a qual a desses filmes você assistiu?

d) Me conte quem é você.

e) Eu trouxe as fantasias que você pediu.

 

 

5. Assinale a alternativa em que O é pronome demonstrativo.

 

a) Fiz o projeto sozinha.

b) Encontrei o homem caído.

c) Recuso o que eles propõem.

d) Comprei um livro, mas não o1i.

e) Pediram-me o impossível.

 

 

6. Na frase: “Comprei as revistas que você pediu, mas não comprei as de artesanato porque não as encontrei”, as palavras sublinhadas são, respectivamente:

 

a) pronome demonstrativo – artigo – pronome oblíquo.

b) artigo – pronome oblíquo – pronome demonstrativo.

c) pronome oblíquo – artigo – pronome demonstrativo.

d) pronome oblíquo – pronome demonstrativo – artigo.

e) artigo – pronome demonstrativo – pronome oblíquo.

 

 

7. (PUC-PR) Assinale a alternativa em que aparece um pronome relativo:

 

a) Ele finalmente encontrou a camisa.

b) Digam ao aluno daquela turma que o professor aplicará um teste na próxima aula.

c) Gastou nas compras todo o dinheiro que era pouco.

d) Não lhe agradava que os amigos rissem do seu jeito de dançar.

e) Deveria ser proibido que se fumasse nos recintos públicos.

 

 

8. (FCMSCSP) A carta vinha endereçada para_______ e para_______;_________é que abri.

 

a) mim, tu, por isso.

b) mim, ti, porisso.

c) mim, ti, por isso.

d) eu, ti, porisso.

e) eu, tu, por isso.

 

 

9. (Cesgranrio-RJ) Assinale a opção que completa corretamente as lacunas da frase abaixo.

 

“As crianças________ enorme capacidade de criar deve ser continuamente exercitada, encontram variados meios de escapar do mundo_________ imperam as leis dos objetos industrializados.

 

a) cuja, em que.

b) cujas, que.

c) a cuja, para que.

d) cuja, que.

e) cujas, em que.

 

 

10. (U.E. Ponta Grossa – PR) Assinale a alternativa em que a palavra onde funciona como pronome relativo.

 

a) Não sei onde eles estão.

b) Onde estás que não me respondes?

c) A instituição onde estudo é a UEPG.

d) Ele me deixou onde está a catedral

e) Pergunte onde ele conheceu esta teoria.

 

 

11. (MACK-SP) Indique a alternativa onde um dos pronomes destacados tem valor de adjetivo:

 

a) Não sei que diz aquele anúncio.

b) Já pensei em tudo o que ele disse.

e) De que se queixa a cliente?

d) Este livro é o que comprei ontem.

e) Acreditei que fosse outra pessoa.

From → Exercícios

4 Comentários
  1. Antonio Petri permalink

    Qual seria a resposta certa na questão abaixo?

    11. (MACK-SP) Indique a alternativa onde um dos pronomes destacados tem valor de adjetivo:

    a) Não sei que diz aquele anúncio.

    b) Já pensei em tudo o que ele disse.

    e) De que se queixa a cliente?

    d) Este livro é o que comprei ontem.

    e) Acreditei que fosse outra pessoa.

    • Antônio,a
      Em primeiro lugar, vamos relembrar o conceito de pronome adjetivo: aquele que acompaha um substantivo. Assim na alternativa 11 o único pronome que acompanha um substantivo é outra na letra E, esse acompanha o substantivo pessoa. Ok, Antônio. Continue enviando as suas dúvidas e comentários.
      Abraços Fraternos,
      Romão Júnior.

  2. robson permalink

    professor, não entendi pq AS pode ser obliquo, artigo e p.demostrativo

    6. Na frase: “Comprei as revistas que você pediu, mas não comprei as de artesanato porque não as encontrei”, as palavras sublinhadas são, respectivamente:

    a) pronome demonstrativo – artigo – pronome oblíquo.

    b) artigo – pronome oblíquo – pronome demonstrativo.

    c) pronome oblíquo – artigo – pronome demonstrativo.

    d) pronome oblíquo – pronome demonstrativo – artigo.

    e) artigo – pronome demonstrativo – pronome oblíquo.

    • Robson,
      o A antes de substantivo será artigo; quando o A pode ser substituído por AQUELE ou uma de suas flexões será pronome demonstrativo e, por fim, quando o A puder ser trocado por ela será pronome oblíquo. Faça as troca e verá.
      Abraços Fraternos,
      Romão Júnior.

Deixe uma resposta

