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Exercícios de Correspondência Oficial

5 de janeiro de 2012

1. (INDEC-PREF. DE SUMARÉ-AUXIL1AR ADMINISTRATIVO-2009) Se o Auxiliar Administrativo tiver que encaminhar um mesmo oficio para 50 pessoas diferentes, fará:

A) através de oficio circular com um mesmo número.

B) através de oficio individual, portanto, cada um com um número sequencial.

C) através de oficio circular, porém, cada um com um número diferente.

D) nenhuma das alternativas.

 

2. (ADIVISE-PREF. DE CAPIM-PB-FISCAL DE TRIBUTOS) O Secretário administrativo da Prefeitura de Capim pretende adquirir um documento da Câmara Municipal do Município para averiguar o quantitativo de vagas existente no quadro de funcionários da Prefeitura. Neste caso, ele emitira um(a):

A) Ata;

B) Certidão;

C) Memorando;

D) Requerimento;

E) Edital.

 

3. (FGV – FNDE 2007 – ESPECIALISTA) Segundo as orientações estabelecidas pelo Manual de Redação da Presidência da República, documento que rege a redação oficial do Poder Executivo, é incorreto afirmar que:

A) por seu caráter impessoal, os textos oficiais requerem o uso do padrão culto da língua;

B) não há propriamente um “padrão oficial de linguagem”, e sim o uso do padrão culto nos atos e comunicações oficiais;

C) o padrão culto, para fugir da pobreza da linguagem, possibilita o uso de figuras de linguagem próprios da língua literária;

D) o jargão burocrático deve ser evitado por ter sua compreensão limitada;

E) o uso do padrão culto na redação oficial decorre do fato de que ele está acima das diferenças lexicais, morfológicas ou sintáticas regionais.

 

4. (FGV FNDE — 2007 — ESPECIALESTA) O Manual de Correspondência Oficial da Presidência da República orienta que se usem como fecho para as comunicações para autoridades superiores, inclusive o Presidente da República, e para autoridades de mesma hierarquia, respectivamente:

A) atenciosamente e cordialmente;

B) atenciosamente e respeitosamente;

C) cordialmente e respeitosamente;

D) respeitosamente e cordialmente;

E) respeitosamente e atenciosamente.

 

5. O vocativo incorreto é:

A) Magnífico Reitor;

B) Santíssimo Padre, para o Papa;

C) Eminentíssimo e Reverendíssimo Senhor Cardeal;

D) Excelentíssimo Senhor Senador;

E) Senhor Embaixador.

 

6. Tendo em mente as correspondências oficiais, assinale a opção incorreta.

A) Não somente entre órgãos públicos ou dentro deles circulam comunicações oficiais, mas entre órgãos públicos e cidadãos comuns.

B) No envelope o destinatário é corretamente indicado assim:

A Sua Excelência a Senhora

Secretária de Educação Eurides Brito

Palácio do Buriti

70.000-000 — Brasília.DF

C) Em ofícios, o destinatário deve ser repetido em cada folha, quando houver várias.

D) Recomenda-se não deixar a assinatura em página isolada. Deve-se transferir para essa página ao menos a última frase anterior ao fecho.

E) Os fechos em uso reduzem-se a dois: Respeitosamente, dirigido a autoridades superiores na hierarquia; e Atenciosamente, dirigido às de mesma hierarquia ou a inferiores.

(CESPE-MEC-AGENTE. ADMINISTRATIVO-2009) Julgue os itens que se seguem, relativos á redação de expedientes.

 

7. Caso o diretor de um órgão do MEC pretenda solicitar demanda dos recursos que gerencia ao Ministério da Defesa, ele deve encaminhar um memorando.

 

8. Ao se elaborar um memorando, deve-se utilizar o padrão ofício, no entanto, o seu destinatário deve ser mencionado pelo cargo que ocupa.

 

9. Caso a autoridade competente do MEC pretenda desenvolver um projeto quc dependa de aprovação presidencial, ela devcrá enviar ao presidente da República, por meio do respectivo ministro de Estado, um aviso ministerial.

 

10. Aviso e ofício são modalidades de comunicação oficial muito semelhantes; ambos têm como finalidade o tratamento de assuntos oficiais pelos órgãos da administração pública.

 

11. Caso o ministro da Educação precise requerer o apoio de outro ministério em determinado assunto, ele deverá encaminhar tal solicitação por intermédio de uma cxposição de motivos.

 

12. A exposição de motivos, de acordo com sua finalidade, apresenta duas formas básicas de estrutura: uma para aquela que tenha caráter exclusivamente informativo e outra para a que proponha alguma medida ou submeta projcto de ato normativo.

 

13. Para encaminhar um projeto de lei ordinária ao Congresso Nacional, o presidente da República deverá utilizar-se da mensagem.

 

14. Os atos assinados pelo presidente da República devem trazer a identificação de seu signatário e o número de anos decorridos da Proclamação da República e da Independência do Brasil.

 

15. Na administração pública, o telegrama deve ter sua utilização priorizada em detrimento de outras modalidades de comunicação oficial, tendo-se em vista a desburocratização no trâmite de expedientes públicos.

 

16. Mesmo que o fax seja assinado por autoridade competente, seu envio não dispensa o encaminhamento do original, posteriormente, pelo meio de praxe.

 

17. Ao se redigir um ofício de acordo com as orientações do Manual de Redação da Presidência da República, deve-se obedecerá à seguinte instrução: utilizar fonte do tipo Times New Roman de corpo 12 no texto em geral, 11 nas citações e l0 nas notas de rodapé.

 

 

From → Exercícios

4 Comentários
  1. Segunda-Feira, será divulgado o gabarito.

  2. Karla Waldiria permalink

    Prof Romao os slides da aula de redaçao oficial nao encontrei….

    sds
    Karla Leite

  3. Deivid Pinheiro permalink

    Estamos na expectativa. Abraço…

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