Skip to content

QUESTÕES DE COLOCAÇÃO PRONOMINAL (TURMA BB SOLARIS)

10 de janeiro de 2013

QUESTÕES OBJETIVAS

1. (IME-RJ) Indique a alternativa que apresenta erro de colocação pronominal:

a) Alguém me disse que tu amas novamente.

b) Esvaindo-se em sangue, o criminoso conseguiu pôr-se a salvo.

c) Em se tratando de dificuldades, ele sempre se portava com dignidade.

d) Diria-te toda a verdade, se me dissesses porque te perseguiam.

e) Nada nos foi informado sobre a realização dos exames finais.

2. (UCDB-MT) Indique a alternativa em que a colocação pronominal está INCORRETA.

a) Em se tratando de doença grave, o melhor é levá-lo ao hospital.

b) Dar-lhe-ia dinheiro, se fosse necessário.

c) Como se acredita nos políticos desse país!

d) A vista fraca jamais lhe conseguiu costurar.

e) A festa, que realizar-se-á na próxima semana, promete ser um sucesso.

3. (UFAL) Indique a alternativa que preencha corretamente as lacunas da frase apresentada.

_____________que você _________ conduzir por alguém que _ ________tanto mal.

a) Me surpreende — deixe-se — tem-lhe feito.

b) Surpreende-me — deixe-se — tem-lhe feito.

c) Surpreende-me — se deixe — lhe tem feito.

d) Surpreende-me — se deixe — tem feito-lhe.

e) Me surpreende — se deixe — lhe tem feito.

4. (MACK-SP) A colocação pronominal está corretamente empregada:

I- Um vento pesado e vagaroso soprava, me arrebentando os tímpanos.

II- Nada se conhece sobre a situação econômica do país.

III- Uma tosse rouca quebrava o silêncio; se erguia, em seguida, um risco curto.

IV- Ele não conseguiu saber o que o despertara daquele sono profundo.

a) nas orações I e IV.

b) nas orações II e IV.

c) em todas as orações.

d)) nas orações III e IV.

e) nas orações I e III.

5. Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal.

a) Passe-me o sal, por favor.

b) Só mova-se, se eu mandar.

c) Se tiver dúvidas, telefone-me.

d) Ainda não a vi hoje.

e) Nada mais me interessa.

6. Há um erro de colocação pronominal em:

a) “Sempre a quis como namorada”. –

b) “Os soldados não lhe obedeceram as ordens”.

c) “Todos me disseram o mesmo”.

d) “Recusei a idéia que apresentaram-me”.

e) “Quando a cumprimentaram, ela desmaiou”.

7. Assinale a única alternativa incorreta quanto à colocação pronominal:

a) Agora, ajeite-se como quiser.

b) Agora convenci-me da verdade.

c) Se se pode ir, vai-se.

d) Quanta honra nos dá sua visita!

e) Quanta honra encontrá-la.

8. Assinale a única alternativa incorreta quanto à colocação pronominal:

a) Apesar de se contrariarem não me fariam mudar de idéia.

b) Que Deus te acompanhe por toda a parte.

c) Isso não me admira: eu também contrariei-me com o caso.

d) Conforme foi decidido espero que todos se compenetrem de seu dever.

e) n.d.a.

9. Os projetos que _____ estão em ordem; ________ ainda hoje, conforme ___________.

a) enviaram-me – devolvê-los-ei – lhes prometi.

b) enviaram-me – os devolverei – lhes prometi.

c) enviaram-se – os devolverei – prometi-lhes.

d) me enviaram – os devolverei – prometi-lhes.

e) me enviaram – devolvê-los-ei – lhes prometi.

10. Assinale a alternativa incorreta quanto à colocação pronominal.

a) Não me disseram a verdade.

b) Apelidavam-me de formoso.

c) Agora impuseram-me severo castigo.

d) Largaste-me só e desamparado

e) Apressa-te porque já é dia.

From → Exercícios

2 Comentários
  1. Vivian permalink

    Qual a justificativa para a questão 8 (Letra C)?

    • Vivian,
      Isso não me admira: eu também contrariei-me com o caso. O primeiro pronome está com a colocação correta, mas no segundo caso o TAMBÉM (ADVÉRBIO) deveria atrair o pronome.
      Abraços Fraternos,
      Romão Júnior

Deixe uma resposta

