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SIMULADO PARA ALPB 2013

21 de março de 2013

Texto I
Assistir à televisão era algo especial, a começar pelo manuseio do aparelho. Frequentemente apenas uma pessoa – no geral, um adulto era competente para ligá-lo e regular a imagem. As crianças constituíam, desde o início, um segmento importante do público, mas ainda lhes era imposta certa distância do aparelho.
Introduzida nos lares, a televisão concedia prestígio social à família. Mais que isso: a casa se tornava um centro de atração e convivência para a vizinhança. Por isso, o público alvo incluía os televizinhos.
Havia ainda um misto de respeito e estranhamento diante da caixa mágica e de seus mistérios. A posse do objeto que traz as imagens para dentro de casa significava uma postura “moderna”, uma atitude desinibida diante da nova tecnologia.
Antes do videoteipe (VT), a teledramaturgia transportava uma carga de emoção que era única, semelhante à tensão típica de um espetáculo teatral. O público recebia inconscientemente essa carga e participava de algum modo dela. Se para Aracy Cardoso o uso do VT permite sobretudo ao ator se ver e corrigir a interpretação, Roberto de Cleto enfatiza que a introdução do videoteipe prejudicou a interpretação: perdia-se uma certa eletricidade que emanava da interpretação ao vivo. A energia que vibrava da vontade “de se fazer bem e certo, ao vivo” não estava mais presente.
As cartas dos leitores de revistas especializadas da época revelam que o público se propunha a participar ativamente no desenvolvimento do novo meio. Ele exercia a crítica com a intenção de modificar o que lhe era apresentado: a programação, a escolha dos atores, a composição dos cenários.
(Adaptado de Marta Maria Klagsbrunn. “A telenovela ao vivo”.
Sujeito, o lado oculto do receptor. S.Paulo: Brasiliense, 1995, p. 94-95)

1. (FCC 2013) O texto enfatiza
A) a divisão entre adultos e crianças, de um lado, e entre as classes sociais, de outro, o que fazia do ato de ver televisão um privilégio de poucos;
B) o impacto causado nas pessoas e grupos sociais pelo advento da televisão, e a diversidade de impressões recebidas e modos de se relacionar com o novo aparelho;
C) a associação entre tecnologia e magia, que acabou por afastar muitas pessoas da televisão, vista como aparelho misterioso e assustador;
D) a melhoria nos relacionamentos sociais propiciada pelo surgimento da televisão, quando as pessoas passaram a frequentar as casas dos vizinhos que haviam adquirido o novo aparelho;
E) o abismo tecnológico intransponível que separava a televisão do teatro, por maiores que fossem as semelhanças entre eles em outros aspectos.

2. (FCC 2013) No quarto parágrafo, são confrontadas duas posições opostas sobre o surgimento do videoteipe, que podem ser assim sintetizadas:
A) ao possibilitar que se refizesse determinada cena, o videoteipe passou a permitir o aperfeiçoamento do desempenho do ator, mas isso se deu em detrimento da força que advinha da representação ao vivo;
B) na medida em que acabou com a representação ao vivo, o videoteipe foi também responsável pelo enfraquecimento da performance do ator, pois a qualidade do que fazia era colocada em segundo plano;
C) embora tenha contribuído para o aperfeiçoamento do trabalho do ator, o videoteipe acabou levando ao desinteresse do público por atuações cada vez mais repetitivas e previsíveis;
D) a necessidade de que as cenas fossem refeitas inúmeras vezes foi o grande problema trazido pelo videoteipe, mas isso acabou por se refletir numa inquestionável melhoria do desempenho dos atores;
E) à medida que desaparecia a representação ao vivo, desapareciam também as grandes interpretações, já que os atores passavam a se preocupar com detalhes técnicos e não com o que haviam aprendido no teatro.

3. (FCC 2013)Considerando-se o contexto, o segmento cujo sentido está adequadamente expresso em outras palavras é:
A) semelhante à tensão típica = parecida com a inquietude disseminada;
B) eletricidade que emanava da interpretação = impulso que transcendia a encenação;
C) misto de respeito e estranhamento = mistura de reverência e espanto;
D) energia que vibrava da vontade = força que celebrava o anseio;
E) carga de emoção que era única = voltagem sentimental que era usual.

4. (FCC 2013) As crianças constituíam, desde o início, um segmento importante do público …

A forma verbal resultante da transposição da frase acima para a voz passiva é:
A) foi constituído;
B) eram constituídas;
C) constituíam-se;
D) era constituído;
E) seriam constituídas.

5. (FCC 2013) … a teledramaturgia transportava uma carga de emoção…

O verbo que exige o mesmo tipo de complemento que o grifado acima está empregado em:
A) … o público-alvo incluía os televizinhos
B) A energia […] não estava mais presente
C) … certa eletricidade que emanava da interpretação
ao vivo
D) … apenas uma pessoa […] era competente …
E) O público […] participava de algum modo dela.

6. (FCC 2013)Introduzida nos lares, a televisão concedia prestígio social à família.

Mantém-se corretamente a crase empregada na frase acima caso o elemento sublinhado seja substituído por:
A) diversas famílias;
B) instituição familiar;
C) mais de uma família abastada;
D) determinada classe de pessoas;
E) uma parcela da população.

7. (FCC 2013) Considerados os necessários ajustes, a substituição do elemento grifado pelo pronome correspondente foi realizada de modo correto em:
A) Ele exercia a crítica = Ele exercia-na;
B) o uso do VT permite […] ao ator = o uso do VT lhe permite;
C) que traz as imagens = que lhes traz;
D) As crianças constituíam […] um segmento importante;
= As crianças constituíam-lo;
E) a introdução do videoteipe prejudicou a interpretação
= a introdução do videoteipe lhe prejudicou.

8. (FCC 2013) Sobre a pontuação empregada no texto, afirma-se corretamente:
A) Em Introduzida nos lares, a televisão concedia prestígio social à família (2o parágrafo), a vírgula poderia ser substituída por dois-pontos, sem prejuízo para a correção;
B) A substituição dos travessões empregados no primeiro parágrafo por parênteses implicaria prejuízo para a correção e a lógica;
C) Os dois-pontos empregados no último parágrafo introduzem uma citação textual de trechos das cartas dos leitores mencionados;
D) Em A posse do objeto que traz as imagens para dentro de casa significava … (3o parágrafo), uma vírgula poderia ser colocada imediatamente depois da palavra objeto, sem prejuízo para o sentido e a correção;
E) Em Antes do videoteipe (VT), a teledramaturgia transportava uma carga de emoção … (4o parágrafo), a vírgula poderia ser retirada, sem prejuízo para a correção.

9. (FCC 2013) Nem sempre, porém, menos gelo significa más notícias.
A conjunção grifada acima pode ser substituída, sem alteração do sentido original, por:
A) enquanto;
B) por isso;
C) ainda que;
D) senão;
E) no entanto.

10. (FCC 2013) As normas de concordância verbal e nominal estão inteiramente respeitadas na frase:
A) Nas fotos que foi publicadas em um livro recente aparece lagos no meio das geleiras, formados pela água derretida;
B) As medições da temperatura em toda a região ártica está comprovando que ela tem sofrido redução da extensão de suas geleiras;
C) As geleiras, com o aumento da temperatura terrestre, sofrem transformações documentadas em fotos publicadas recentemente;
D) Estão sendo visíveis, em algumas regiões, a formação de extensos lagos resultantes do derretimento de geleiras;
E) Fica evidente, com as alterações do clima terrestre, grandes alterações.

11. (FCC 2013) Suas andanças lhe renderam um livro, que reúne 200 fotografias, publicado recentemente.

A frase em que os verbos, também grifados, se apresentam, na mesma ordem, nos tempos e modos em que se encontram os grifados acima, é:
A) O derretimento de geleiras na região ártica forma extensas línguas de água que tornam a congelar nas estações mais frias.
B) Alguns cientistas se enganaram em seus cálculos porque fizeram previsões com base em dados pouco confiáveis.
C) Embora grande parte da extensão das geleiras diminua, em várias regiões do mundo, poucas realmente desapareceram.
D) Nas fotos dos últimos anos, a extensão das geleiras diminuiu bastante em algumas regiões, mas o gelo volta nas estações frias.
E) Dados de relatórios recentes mostram alteração nos padrões da temperatura da região polar, fenômeno que resultou no derretimento.

12. (FCC 2006) A frase inteiramente clara e correta é:
A) Com espécies que ainda não está bem conhecida, é o extermínio feito em seu ecossistema pelas redes de arrasto da pesca comercial no mar profundo;
B) Provoca-se muitos danos no ecossistema do mar profundo, pelas espécies que não se conhece bem ainda, feito com redes de arrasto usadas na pesca comercial;
C) As redes de arrasto que se utiliza na pesca comercial do mar profundo, acaba com espécies que ainda nem bem se conhecem, causando danos;
D) A pesca comercial, feita com imensas redes de arrasto, provoca danos colossais ao ecossistema do mar profundo, exterminando espécies ainda nem bem conhecidas;
E) Com o extermínio das espécies do mar profundo, que ainda não está bem conhecida, temos a pesca comercial que são feitas com redes de arrasto.

13. (FCC 2006) Essa “inteligência” é possível graças a sistemas computadorizados que cruzam informações…

O segmento grifado acima aparece reescrito com outras palavras, porém conservando o sentido original, da seguinte maneira:
A) embora existam sistemas computadorizados.
B) devido à existência de sistemas computadorizados.
C) conquanto existam sistemas computadorizados.
D) caso seja possível a existência de sistemas computadorizados.
E) de modo que possam existir sistemas computadorizados.

14. (FCC 2006) As palavras que recebem acento gráfico pela mesma norma gramatical estão reunidas em
A) transferência, série, contrário;
B) fácil, veículos, tecnológica;
C) tecnológicos, médio, possível;
D) eletrônico, automóvel, rápido;
E) aderência, fábricas, irreversível.

15. (FCC 2006) Há palavras escritas de modo INCORRETO na frase:
A) O uso indiscriminado e criminoso de redes de arrasto em alto-mar constitui uma ameaça ambiental preocupante;
B) Quilômetros abaixo da superfície marinha, na ausência de luz solar, animais retiram energia de orifícios vulcânicos;
C) A suspensão provisória de redes de arrasto no mar profundo conta com o respaldo de países em desenvolvimento;
D) É necessária a prevenção da ocorrência de danos irreversíveis ao equilíbrio ambiental existente no mar profundo;
E) Alguns países querem restrinjir a expanção da pesca no fundo do mar, porém essa atividade parece ampliar-se por interesses comerciais.

16. (FCC 2006) Em: Por ser um local abrigado e com muitos nutrientes, o manguezal atrai uma diversidade de espécies de caranguejos, peixes, moluscos, mariscos, aves e até mamíferos. A frase que inicia o fragmento denota circunstância de
A) consequência;
B) finalidade;
C) condição;
D) tempo;
E) causa.

From → Exercícios

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